Melhores softwares proprietários

10 softwares proprietários que eu provavelmente não viveria sem ou que ainda fazem parte do meu dia-a-dia de alguma forma.


  • GitHub

    Freemium Mac Windows Web Android Windows S ... Android Tablet BSD Website

    Quase todo mundo que me conhece sabe que eu sou um pregador do Software Livre, mas mesmo assim eu utilizo vários softwares proprietários, então nada mais justo do que começar essa lista com o software mais controverso, o GitHub.
    Muita gente usa o GitHub pra compartilhar seus softwares livres mas acaba esquecendo (ou nem sabe) que ele é um software proprietário. Pouca gente sabe da existência do Small GitLab iconGitLab também, então ainda vou ter que utilizar o GitHub se eu quiser ter algum tipo de visibilidade.

     

    GitHub icon
  • Spotify

    Freemium Mac Windows Linux Web Android ... iPhone Blackberry Chrome OS Windows S Android Tablet iPad Apple TV Kindle Fire Playstation Fire TV Xbox Website

    Spotify precisa estar nessa lista porque eu realmente não vivo sem ele.
    É a plataforma que mais me ajudou a conhecer artistas/bandas de qualidade. Também conheci muitos artistas de qualidade no Small YouTube iconYouTube, mas o Spotify ainda fica na frente.
    Como o software lida com várias questões legais, direitos autorais e afins, eu duvido muito que algum dia vai surgir um serviço livre tão decente quanto.

     

    Spotify icon
  • Vivaldi

    Free Mac Windows Linux Android Website

    Nesse momento o Vivaldi Browser está dividindo essa posição na lista com o Small Mozilla Firefox iconMozilla Firefox, isso porque um dos pré-requisitos pra um bom navegador (na minha opinião, óbvio) são: suporte à multi-processos, muita customização e ser bem funcional. Eu usava o Firefox muitos anos atrás até surgir o Small Google Chrome iconGoogle Chrome com o seu incrível suporte à multi-processos e tudo mais. Porém o Chrome ficou "inchado" demais com o tempo, cheio de anti-features e aí decidi largar ele. Acabei pulando pro Small Opera iconOpera porém com o tempo ele também foi ficando ruim.
    Aí eu achei o Vivaldi aqui no AlternativeTo e desde então eu estou usando ele (desde as versões beta, pra ser mais exato).
    Vivaldi tem realmente muitas vantagens, tem suporte à multi-processos herdado do Small Chromium iconChromium, tem várias opções de customização graças a tecnologias web (JS/CSS) e também tem uma comunidade incrível, tanto da parte dos desenvolvedores quanto dos usuários.

     

    Vivaldi icon
  • itch.io

    Free Mac Windows Linux Web Android ... Android Tablet Website

    itch.io é uma plataforma que poderia facilmente ser livre mas infelizmente não é.
    De qualquer forma é uma grande plataforma mesmo sendo proprietária. A maior parte da plataforma (o site oficial) é fechada, porém possui algumas coisas abertas, como o gerenciador de uploads (butler).
    Eu conheci o Small Game Jolt iconGame Jolt antes do itch.io porém até hoje eu não consigo gostar dele, por vários motivos: a UI é muito poluída e confusa, tem poucas opções de customização, os termos pra utilizar o marketplace são muito restritivos e por aí vai. Nem preciso dizer que no itch.io é exatamente o inverso do GameJolt.

     

    itch.io icon
  • Space Engine

    Commercial Windows Website

    Space Engine é um dos melhores softwares já criados, independente de ser proprietário ou não. O simulador de universo com com a maior fidelidade científica já feito, não desmerecendo os softwares alternativos ou similares, como o Small Celestia iconCelestia ou o Small Stellarium iconStellarium (simulador de constelações e afins), mas ele é o único (que eu conheço) que pussui uma precisão incrível e qualidade visual magnífca.
    Não há muito o que dizer sobre o Space Engine, só sentir.

     

    Space Engine icon
  • Disqus

    Freemium Web Wordpress Website

    Disqus é o software que você provavelmente já usou antes mas nem sabe.
    É uma plataforma de discussões que pode ser usada em sites de terceiros (fora da própria plataforma), então você provavelmente já comentou em alguma postagem de algum site que usava esse serviço ao invés de usar um sistema próprio de comentários ou usar o sistema do Small Facebook iconFacebook (eww). Um ótimo exemplo são as postagens no site da Small IGN iconIGN.
    Esse software não é o único que faz isso, claro, porém ele é o mais simples (realmente simples) e gratuito. Você pode utilizar alguma alternativa livre como o Small Isso iconIsso, mas vai precisar ter um servidor dedicado pra rodar.

     

    Disqus icon
  • Sourcetree

    Free Mac Windows Website

    O SourceTree é o software mais específico dessa lista mas ainda é válido falar sobre ele.
    Ele é um GUI Client pra Small Git iconGit e Small Mercurial SCM iconMercurial SCM que infelizmente não funciona em distros do GNU/Linux. Infelizmente pois na minha opinião o SourceTree ainda é o melhor client pra Git que existe. Ele não tem features de menos nem features de mais, a interface é limpa e simples e você sempre sabe onde precisa clicar sem medo de desintegrar o seu repositório, diferente do Small GitKraken iconGitKraken que pode ter um visual bonito mas é muito poluído e a qualquer momento você pode fazer um drag&drop involuntário que pode ser prejudicial para o seu repo.
    Lembrando que no dia-a-dia eu uso o Git pelo Small Git Bash iconGit Bash, só utilizo SourceTree pra coisas mais pesadas ou específicas porque nem sempre é viável fazer tudo via command-line (quem conhece Small FFmpeg iconFFmpeg sabe do que eu to falando).

     

    Sourcetree icon
  • Discord

    Freemium Mac Windows Linux Web Android ... iPhone Chrome OS BSD iPad Electron / Atom Shell FreeBSD Website

    Discord é o melhor e mais famoso software de comunicação/mensagens da atualidade e ninguém vai tomar esse posto tão cedo. Ele surgiu com o propósito de enterrar o Small Skype iconSkype e o Small TeamSpeak iconTeamSpeak e pra algumas pessoas também acabou enterrando o Small Hangouts iconHangouts depois que lançaram as chamadas de vídeo com compartilhamento de tela.
    No meu caso, o Discord também acabou enterrando o Small Slack iconSlack, já que eu uso ele pra trabalho também, e enterrou o Small Gitter iconGitter, que era bem promissor quando lançaram mas eu não consigo mais ver motivos pra usar ele depois que o Discord ficou popular.

     

    Discord icon
  • LINE

    Freemium Mac Windows Web Android iPhone ... Blackberry Android Tablet Windows Phone iPad Apple Watch Website

    O LINE está nessa lista como uma espécie de menção honrosa (alerta de textão), isso porque ele é um dos apps de comunicação/mensagens que mais contribuiu pra recursos relacionados a comunicação em geral. Pouca gente conhece ele porque é quase como um app "exclusivo" do Japão, mas por lá ele é usado tanto quanto o Small WhatsApp iconWhatsApp é usado aqui no Brasil.
    O LINE surgiu 2 anos depois do WhatsApp e um dos principais recursos dele era o uso de stickers, que várias pessoas pensam que foi criado no Small Facebook Messenger iconFacebook Messenger (e que também foi adotado no Small Telegram iconTelegram). Outros recursos importantes são as mensagens de áudio e chamadas de áudio e vídeo, que foram implementados anos antes do WhatsApp.
    Ainda comparando com o WhatsApp, o LINE já possuía uma versão PC que funcionava (e ainda funciona) melhor que a versão web-browser do WhatsApp, sem as mesmas restrições de uso e afins, tão bom quanto a versão PC do Telegram.
    Um recurso interessante mas não tão importante é a integração do app mobile com jogos (que em geral eram desenvolvidos por eles mesmos), que na época só existia esse tipo integração na versão web do Facebook e mais tarde foi implementado pelo Telegram o recurso que permitia jogar dentro da própria conversa (que recentemente também foi implementado no Facebook Messenger).
    Eu poderia ficar até amanhã citando outros recursos que foram implementados no LINE (e depois copiados pelo Facebook e WhatsApp) mas não importa muito já que ele não é um software tão relevante fora do Japão (assim como ele é relevante no Japão em si). Um dos motivos provavelmente é o fato do app pra mobile ser relativamente pesado (talvez até mais pesado que o Facebook Messenger), então ele se torna inviável uma vez que você poderia ter recursos parecidos usando o Telegram com menos uso de hardware.
    O LINE é o tipo de software que merece ser copiado, da mesma forma que vários outros mensageiros (incluindo o LINE) copiaram recursos relevantes do Small Windows Live Messenger iconWindows Live Messenger. O mesmo vale pro Facebook, até porque o LINE também copiou coisas do Facebook que acharam relevante, como por exemplo as postagens com fundo colorido. O importante é copiar e deixar tão bom quanto ou melhor que o original.

     

    LINE icon
  • AlternativeTo

    Free Web Website

    AlternativeTo precisa estar no final dessa lista pra mostrar como softwares proprietários também tem o seu valor. Nem todo software livre é a coisa mais relevante e útil e nem todo software proprietário é um malware enrustido que só quer roubar os seus dados sensíveis e vender pra empresas de propaganda.
    O AltTo é um site que presta serviços extremamente relevantes pra todos, é o tipo de software que contribui indiretamente e diretamente pra várias coisas. Como por exemplo ajudar as pessoas a conhecer softwares novos, saber quais são os melhores softwares que possuem recursos similares ou que concorrem diretamente no mesmo mercado.
    A maior vantagem é o sistema crowndsourced, que torna as reviews e listas de alternativas mais relevante do que um blog aleatório dizer qual é o melhor programa daquele mercado sem testar a maioria ou citar diferenças entre os programas.
    Outro site relevante nessa área é o Small Slant iconSlant. É um site muito promissor mas usa um sistema diferente pra avaliar os softwares, lá você precisa listar pros e cons dos softwares, que é algo bem relevante na hora de fazer comparações.

     

    AlternativeTo icon



Comments on Melhores softwares proprietários

Echo echo ... Feels empty in here

Maybe you want to be the first to submit a comment?

Sign up to comment, it's simple!